[html] [/html]

Recentes

31/08/13

Jogos Vorazes: Que a sorte sempre esteja a seu lado!


Boa tarde queridos leitores e seguidores do blog INconvencional! Como vocês estão? Espero que estejam bem!  Hoje eu decidi fazer resenha de um livro que li há um tempinho, mas que achei simplesmente extraordinário, "Jogos Vorazes". Confiram só!




(Com certeza Nota máxima, 5/5)

Título: Jogos Vorazes (Jogos Vorazes - Livro 1) | Autor: Suzanne Collins | Ano: 2008 | Editora: Rocco


Sinopse: 
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Humm... Estive pensando, como eu poderia começar a resenha deste livro? Talvez dizendo que este foi uns dos melhores livros que li na vida? É, pode ser... Pois foi!


Cometi a incrível burrice de assistir ao filme antes de ler o livro. Não que o filme seja ruim (longe disso) mas, sendo assim, ao começar a lê-lo, meio que fiquei com preguiça. Afinal, começar a ler um livro que você já sabe quais são os conflitos e como será o final, é um tanto quanto ZzZzZzZz... (Acordei na descrição)!

Mesmo assim, a escrita é tão boa, o enredo é tão fantástico, e o mundo criado por Suzanne Collins é tão inexplicavelmente incrível (no sentido de criatividade, rsrsrsrs. Porque, viver em um dos distritos de Panem não seria nada "inexplicavelmente incrível", aposto!), que mesmo sabendo os principais acontecimentos, o livro me empolgou muito! 

Além de um mundo "inexplicavelmente incrível", os personagens também merecem nota. O personagem que mais gostei sem dúvidas foi Katniss



Katniss é forte, corajosa, e não depende de ninguém. Desde pequena, e junto com Gale, caça e alimenta sua família sozinha! Isso não quer dizer que ela não demonstre seus sentimentos. Ela demonstra sim, como qualquer um. Mas tudo isso em momentos corretos, da maneira correta, pelas pessoas corretas! Nada de chorinhos comuns e até talvez desnecessários, ela o tempo todo demonstra sua força.

Ela luta pela sua irmãzinha, pela sua mãe, por ela mesma. E isso basta! O máximo que ela dedica a tema amorosos se resumem em pequenos momentos de reflexão com ela mesma. Nada de "ai, será que sou atraente?", "será que ele esta me vendo?", "será que ele gosta de mim?", e outros clichês sobre personagens femininos que estamos cansados de ver. Ponto positivo para Suzanne Collins!

Apesar de pequena, Gale tem uma participação (muito) importante neste 1º livro. Aos poucos, por meio de Katniss, vamos o conhecendo, vendo que efeito ele causa sobre ela, e que ele será importantíssimo no 2º livro para o seu desenvolvimento.


Haymitch, Effie e Cinna são os clássicos "personagens emblemas". Estão ali, participam das principais ações, mas não chegam a ser protagonistas, e nem cabem a eles resoluções de problemas importantes. No entanto são memoráveis

Haymitch é um bebum de primeira, porém competente. Effie é o contrário de Katniss. Patricinha, preocupada com bons modos, beleza, postura e sobre tudo o sorriso. Mas engana-se quem pensa que ela é apenas isso, pois no decorrer da história ela prova seu valor. E Cinna, no meio desses, parece ser o único que realmente entende Katniss, e aparece ali meio que pra cumprir o papel de "pai/amigo/conselheiro/consciência da mesma".

Mas certamente, o personagem mais marcante é Peeta. Sim, Peeta Melark, o garoto do pão! Se por um lado, Katniss quebra o paradigma da pobre menina doce e meiga de livros clichês, Peeta quebra o clichê de personagem masculino forte, protetor, "bonzão em tudo". Para falar a verdade, em uma arena como Jogo Vorazes, Peeta é um fracassado! Não tem nenhuma habilidade digna de nota, como força, velocidade, ou algum manuseio de armas. Ele mesmo sabe disso. No entanto, todas suas qualidades que podem o manter vivo concentram-se em si mesmo, como seu carisma, sua lábia que envolve a todos, sua ponto de vista visionário e estrategista. Além de ter veia artística herdada de seu trabalho de confeiteiro que foi capaz de salvar sua vida. Sim cara, ser confeiteiro pode salvar vidas!!! Segura essa Capital!


O livro é de tirar o fôlego. Te da arrepios, aflição, te faz roer as unhas, virar a noite, querer gritar! Tudo é tão bem trabalhado, em um timming tão perfeito, que é quase que impossível parar de ler. 

Como primeiro livro de uma trilogia, em um mundo fictício, há muita informação para ser absorvida, um mundo todo novo a ser apresentado. Mas Suzanne Collins faz isso de uma maneira tão magistral, que nada parece forçado. Tudo nos é jogado de maneira natural por meio de Katniss e seus devaneios, ou por algum outro fato ou personagem. Em pouco tempo já sabemos tudo sobre os Jogos Vorazes, Panem, os distritos, tributos e a Capital...

O livro terminou com gostinho de quero mais. Gostinho??? Um enorme gosto de "eu quero muito mais"!!!!! Lembro que assim que terminei, fechei o livro, olhei para o teto e me perguntei: "E agora, meu Deus?"

Como disse no início da Resenha, Jogos Vorazes foi um dos melhores livros que já li, certamente. Sendo assim, se você não leu, vale muito a pena ler! Mas por favor, não cometa a burrice de assistir ao filme antes! Perde-se a graça um pouco, vai por mim.

E falando no filme, a adaptação cinematográfica do livro é ótima! Sério!  

A continuação do filme, "Em Chamas", tem estreia prevista para Novembro desse ano!

Confira o trailer abaixo:



7 comentários:

  1. Eu AMO Jogos Vorazes, sou super fã mesmo. Já li todos os livros e estou super ansiosa pra estreia de Em Chamas!

    Beijos
    Quinze Outonos

    ResponderExcluir
  2. Isso foi um artigo de fã, COM CERTEZA!
    Adorei, parabéns ^^

    XOXO :D
    jovenclube.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro, e devo confessar que só assisti algumas partes do filme, e não ele completo. Parece ser muito bom!
    Gostei dessa pegada meio rock no seu blog. O resultado ficou ótimo, tem tudo para dar certo.
    Estou seguindo, viu?
    Beijos,
    http://cenariumfashion.blogspot.com.br/
    http://portfolio-cf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou completamente apaixonada por Jogos Vorazes! Costumo brincar que sou uma Carreirista do Distrito 2 :3 É um livro simplesmente marcante e completamente único. Adoro personagens do sexo feminino que são como a Katniss: inteligentes, fortes e independentes. Meu personagem preferido é o Peeta. Amo ele de paixão, em todos os três livros. Aliás, já li toda a trilogia e amei! Todos são, como você mesma disse, de tirar o fôlego!

    Beijos, Mrs. Nightshade.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito ansiosa para ler este livro,mas só tenho ele neste momento em formato pdf e todos sabem que não há nada melhor do que tocar no livro, certo? kkk
    Muito boa a resenha.

    Beijos
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*

    ResponderExcluir
  6. Oi Ingrid! Li essa trilogia no ano passado e realmente concordo com tudo o que você colocou nessa resenha! Suzanne Collins ganhou o meu respeito por criar algo assim extraordinário fugindo dos clichês básicos. A adaptação para o cinema não ficou atrás, creio eu que foi a primeira que se mostrou (quase) tão fiel ao livro.
    Estou ansioso pela estreia de "Em chamas", no meu blog escrevi uma resenha sobre a série também!
    Grande abraço
    Claudinei Barbosa
    resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ADORO Jogos Vorazes ♥

    É uma série que manteve o nível do começo ao fim, ainda que eu tenha me apaixonado por Em Chamas mais do que pelos demais livros.

    Beijo,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir

Perguntas frequentes e regras básicas:

• Por favor não comente "Já segui seu blog, segue de volta" ou coisas parecidas, pois eu só seguirei seu blog se eu gostar dele.
• Fale sobre a postagem, não divulgue promoções nem nada do tipo, se comentar sobre o post e deixar o link de seu blog, pode ter certeza que eu vou visitar e ver as novidades do seu blog.
• Leio todos os comentários, e sempre que posso respondo e retribuo.
• Aceito críticas, com tanto que estas sejam construtivas e não ofensivas!
• Sempre deixe o link do seu blog, sempre que eu puder retribuirei a visita.
• Aceito afiliação e parcerias, basta me contatar por e-mail, na página de contatos ou por comentário, aqui mesmo!

Obrigada desde já e volte sempre!